A convite da Paris Filmes assistimos antecipadamente ao filme “Estômago 2”, que chega aos cinemas no dia 29 de agosto. Confira a seguir o que achamos da sequência de uma das produções brasileiras mais premiadas.
O enredo
O longa mostra a nova rotina de Raimundo Nonato na prisão, o cozinheiro conseguiu uma posição importante no presídio devido a seus dons na cozinha, ele cozinha para o diretor da prisão e para o famoso Etcétera, detento que conhecemos ao final do primeiro filme e que atualmente é quem tem mais influência dentro da prisão em que Nonato está. A chegada do mafioso Benedetto Caroglio muda o cotidiano dos detentos e coloca o chef Nonato no centro da disputa de poder.
O roteiro
Como o título dessa crítica já entrega, sim Marcos Jorge repetiu o roteiro do primeiro filme, mas o erro não foi esse, até porque o roteiro do primeiro filme é impecável, o erro foi ele ter colocado Raimundo Nonato como coadjuvante do próprio filme. Logo no início acompanhamos como está a vida de Nonato na prisão, ele gerencia a cozinha com a ajuda de outros detentos e tem uma relação de amizade com o diretor do presídio. O início do filme realmente nos dá a impressão que teremos mais uma grande produção assim como o primeiro filme, mas infelizmente a cada minuto descobrimos que não.
O foco do filme agora é o mafioso Benedetto Caroglio, que já foi chef de cozinha na Itália e entende sobre gastronomia, o roteiro então usa a mesma receita do primeiro filme, acompanhamos Caroglio dentro e fora da cadeia e não sabemos a razão dele estar preso, ao longo do filme entendemos melhor a história do personagem e ao final descobrimos porque ele está na prisão. É claro que há alguns outros núcleos da história que deixam o roteiro um pouco diferente do primeiro, mas a fórmula é basicamente a mesma.
Na minha opinião, o grande sucesso de “Estômago” se deu principalmente pelo carisma do personagem principal, era impossível não adorar Raimundo Nonato e sua história, mas infelizmente ele foi completamente ofuscado na sequência. Ao final do filme temos a impressão que talvez teremos uma parte três.
O elenco
Quem retorna do elenco do primeiro filme é apenas João Miguel no papel de Raimundo Nonato e Paulo Miklos no papel de Etcétera, e o talento dos dois permanece o mesmo, no primeiro filme não conseguimos conferir muito do talento de Paulo Miklos, mas na sequência ele realmente mostra que tem vocação para a atuação.
Nicola Siri interpreta Benedetto Caroglio e entrega um ótimo trabalho no papel de cozinheiro e depois de mafioso, todo o núcleo italiano do filme entrega o que esperamos nas atuações. Infelizmente quem destoa disso é Projota, ele consegue entregar uma péssima atuação até de boca fechada, não vou falar minha opinião sincera porque não tenho advogados para isso.
Nosso veredito
Deixando minha opinião pessoal de lado, devo dizer que “Estômago 2” não é um filme ruim, ele entrega um enredo envolvente e intrigante ao longo das duas horas, mas se você assim como eu tem um carinho enorme pelo personagem Raimundo Nonato provavelmente você não vai gostar da sequência. O investimento maior na produção torna o filme com uma qualidade de edição muito superior e que é algo que deve ser mencionado, mas estou desde já esperando ansiosamente um spin-off com Raimundo Nonato.
Comments