Geovani Dias
7 de fev de 20204 min
Atualizado: 11 de jul de 2020
Em tempos onde a representatividade feminina no cinema ganha cada vez mais força – seja na escrita de roteiros ou na direção de filmes – esta é uma daquelas obras que jogam o nível lá pra cima e mostram o porquê. Adaptado pela sétima (!!!) vez para o cinema e baseado no livro Little Women de Louisa May Alcott, o filme conta a história das irmãs March durante e após a Guerra Civil americana. Com duas linhas de tempo diferentes, sendo a primeira durante a guerra – onde todas as irmãs vivem juntas – e com a segunda após a guerra, o filme busca entre a sua trama retratar as diferentes personalidades de cada uma das irmãs e ilustrar sua trajetória rumo a cada um de seus objetivos pessoais. O filme que tem como background histórico o século XIX aborda temas importantes como a pobreza, a falta de recursos daqueles envolvidos na guerra e principalmente o patriarcalismo imposto as mulheres no pós guerra – este último, sintetizado principalmente em Jo March e sua luta para virar uma escritora famosa em uma época onde apenas homens exerciam esta função.
Bold prediction: Indicado em seis categorias, Adoráveis Mulheres chega como azarão em todas elas. As melhores chances do filme sair com uma estatueta da cerimônia é nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Figurino.
Em quase todas as edições do Oscar, existe um filme que recebe o carinho da academia e a rejeição popular. O desta edição foi Jojo Rabbit. Com uma nota de 7,5 nos agregadores o filme polarizou as opiniões populares e dos críticos. Com um roteiro adaptado, o filme conta a história de Johannes Betzler, um menino de 10 anos que vive na Alemanha Nazista durante a guerra e sonha em trabalhar na guarda pessoal de Hitler. Com seu pai tendo partido para a guerra logo nos primeiros anos, Jojo cria um Hitler imaginário para ajudar em suas situações cotidianas. A vida do pequeno Jojo muda quando ele descobre que sua mãe está escondendo Elsa Korr, uma adolescente judia no sótão de casa. O filme mistura humor e tragédia e tenta ilustrar de maneira cômica os últimos momentos da guerra, transformando o discurso nazista em sátiras e o próprio Hitler em um personagem lunático.
Bold prediction: Com seis indicações ao Oscar este é o filme mais difícil de se prever. Se o publico pareceu não gostar do filme, o peso de ser um filme produzido pela Fox e distribuído pela Disney pode pesar na hora da premiação. Especula-se muito que o filme possa levar Melhor Roteiro Adaptado, o que para mim seria extremamente injusto. A melhor menção que posso fazer aqui é Scarlett Johansson concorrendo a estatueta de melhor atriz secundária, apesar da derrota nesta categoria estar praticamente garantida, foi uma das poucas coisas que eu realmente aproveitei no filme.
Se eu consegui chegar até aqui sem dar nenhuma opinião polêmica sobre o Oscar – é provavelmente aqui que a gente se separa. Quando eu soube que um dos meus diretores favoritos estava fazendo um filme com alguns dos meus atores favoritos, eu não poderia ter ficado mais ansioso. Quando o filme saiu, a princípio, nem suas 3h30 de duração me fizeram desanimar. Resolvi assistir logo na estreia. Não queria perder aquela obra que a crítica se derretia. E para minha surpresa ....... eu não gostei. O filme em si conta a história de Frank Sheeran, um homem que passa de um simples motorista de caminhão para um assassino a ordem da máfia do dia para a noite. Já velho, Frank começa refletir sobre as ações que tomou durante sua vida e narrar sua história. O filme em si é um suco de Scorsese, em todas as formas. Além do aclamado padrão de filme de máfia, ele traz um backgroud da história norte americana muito boa e mistura elementos reais - como a morte do Kennedy - com elementos fictícios.
O meu grande problema com o filme foi o ritmo e o que foi pedido para os atores. Se por um lado, o filme não tem cenas excessivas, por outro, ele se torna pesado para se assistir. As três horas e meia parecem em muitos momentos se tornarem dez. E a escolha dos atores contribui demais para isso. Apesar de renomados e grandes atores, a história pedia atores mais jovens. Mesmo com todo o processo tecnológico de rejuvenescimento, as cenas de violência acabam se tornando fora da pedida para os já sexagenários De Niro e Al Pacino. O filme recebeu uma grande nota da critica nos sites especializados e mesmo que eu não tenha gostado, imagino que vá ser um grande nome para a premiação.
Bold prediction: O Irlandês é um daqueles filmes que contém a receita de sucesso para a academia: diretor renomado, elenco renomado e custo milionário então não pode ser descartado logo de cara. Indicado em nove categorias, é difícil prever quais os prêmios o filme irá levar no final da noite. Tendo perdido em todas as categorias indicadas em premiações anteriores (venceu apenas melhor elenco no Critics’ Choice) o filme ainda corre por fora nos maiores prêmios e corre o risco de terminar a noite sem levar nenhuma estatueta.