G-KZDPBHECNM
top of page

Ubook é indicada ao Prêmio Rose d’Or Latino, na categoria Áudio

  • Foto do escritor: Equipe Pippoca
    Equipe Pippoca
  • há 3 horas
  • 4 min de leitura
 Ubook é indicada ao Prêmio Rose d’Or Latino, na categoria Áudio

The Red Harlequin, produção em áudio original da Ubook, foi indicada ao Prêmio Latino Rose d’Or na categoria Áudio, uma das mais importantes premiações internacionais dedicadas à excelência em conteúdo e narrativas inovadoras. A indicação reafirma a aposta da plataforma em conteúdos originais de alto nível e na valorização do áudio como linguagem central da economia criativa.


A premiação Rose d’Or surgiu em 1961, na Suíça, e é considerada uma das mais prestigiadas do mundo na área de entretenimento e conteúdo. A partir dessa trajetória, foi criado o Rose d’Or Latino, com o objetivo de valorizar projetos que se destacam por originalidade, qualidade artística e inovação de formato.


Ao incluir o áudio entre suas categorias, o Rose d’Or Latinos afirma o som como linguagem artística completa, dramaturgia, narrativa e experiência sensorial, no mesmo patamar de excelência criativa da televisão, do cinema e do conteúdo digital. A categoria Áudio avalia projetos que se sobressaem pela originalidade do roteiro, qualidade da produção sonora, uso criativo de trilha e ambiência, interpretação vocal, impacto cultural e inovação de formato, legitimando o áudio como obra autoral e não como produto acessório.


Nesse contexto, a indicação ao Rose d’Or Latino representa um reconhecimento à obra selecionada e à trajetória da Ubook no desenvolvimento de conteúdos autorais, premium e multiplataforma, ampliando a visibilidade internacional da produção brasileira. Vale ressaltar que é a primeira indicação de uma produção de uma plataforma brasileira na categoria Áudio com a Ubook, reforçando o papel da plataforma como pioneira e referência na produção de audiobooks, audiosséries e documentários em áudio.


Além da categoria Áudio, o Brasil também concorre em outras frentes da premiação: na categoria Minissérie, com Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente (Warner Bros. Discovery/Morena Filmes/HBO Max/Brasil); em Telenovela, com Paulo, o Apóstolo (Seriella Productions/Record/Brasil) e Vale Tudo (Estúdios Globo/TV Globo/Brasil); em Docussérie, com Mulher da Casa Abandonada (Coiote/Prime Video/Brasil); e em Branded Entertainment, com Shark Tank Creators (Floresta/YouTube/Brasil), entre outros.


Sobre a obra indicada – The Red Harlequin

Baseada na série literária de fantasia distópica escrita por Ricardo Ricci, The Red Harlequin se passa em um mundo rigidamente controlado por um regime autoritário que utiliza entretenimento, espetáculos e símbolos como ferramentas de dominação social. Nesse universo, o medo e a alienação são mascarados por performances públicas e jogos de poder, enquanto a população é mantida sob vigilância constante.


A trama acompanha a ascensão de uma figura misteriosa conhecida como Red Harlequin, símbolo de ruptura e resistência, que desafia o sistema a partir de dentro, usando inteligência, encenação e estratégia para expor as contradições do regime. Ao longo da narrativa, alianças improváveis são formadas, segredos do passado vêm à tona e personagens complexos transitam entre lealdade, traição e sobrevivência.


Em entrevista, o autor Roberto Ricci revela o que o levou a escrever essa obra: "Eu criei essa história há cerca de 10 anos, em meio a alguns movimentos sociais globais muito poderosos, como os Indignados1, a Primavera Árabe e Occupy Wall Street. Havia muita agitação social naquela época, e como escritor, eu queria escrever algo para incentivar os leitores jovens a desafiarem o status quo e lutar pelo que acreditam ser certo”. Ele se mostrou muito animado ao saber que aqui no Brasil seus personagens teriam vozes distintas. “Nenhuma outra editora no mundo fez o que vocês fizeram com TRH. Trabalho incrível!”. 


A produção em áudio realizada pela Ubook transforma os cinco livros da série em uma experiência imersiva, com mais de 30 atores interpretando cerca de 50 personagens, trilha sonora original e desenho de som cinematográfico. A produção tem narração e participação de João Bellotto e reúne nomes conhecidos da dramaturgia brasileira, como Eriberto Leão, Leonardo Franco e Isabel Guéron, elevando a complexidade emocional e narrativa da história.


The Red Harlequin reafirma a força do áudio como linguagem narrativa e consolida a aposta da plataforma em produções originais de alto nível, agora reconhecidas internacionalmente com a indicação ao Prêmio Rose d’Or Latino.



Ficha técnica

Título da Série: The Red Harlequin

Formato: Audiobook

Produtora: Ubook – UBK Publishing House

Autor do livro: Roberto Ricci 

Diretora de Elenco: Shirley Klein

Diretora de Conteúdo e Produção: Cristina Albuquerque

Produção Executiva: Cristina Albuquerque, Maíra Oliveira e Shirley Klein

Coordenação de Produção: Maíra Oliveira

Roteiro de Sound Design: Shirley Klein

Sound Design: José Maria Almeida


Elenco / Casting: João Belloto como Asheva

Eriberto Leão como Chtomio

Leonardo Franco como Grande Ancião

Isabel Gueron como Mãe do Asheva

Otto Jr como Pai do Asheva

Dom Vitor como Andahar

Claudio Amado como Arauto Azul

Tarcisio Pureza como Astor

Fabio Darrochela como Comerciante Azul

Luiz Nunes como Diretor Paetco e Narrador Neutro

Ingo Ostrovsky como Grande Vizir (Staffan Viura)

Fernando Prado como Orador

Pedro Lopes como Arlequim Prisioneiro

Alexandre Dantas como Carcereiro 

Guga Almeida como Cromo 2

Paulo Giardini como Cromo 4

Pedro Lopes como Cromo 5

Ana Elisa como Cromo 6

Jorge Ramos como Cromo 7

Giovanna Faria como Cromo 8

Misseia Rodrigues como Cromo 9

Dudu Fevereiro como Cromo 10

Shirley Klein como Cromo 11

Maíra Oliveira como Cromo 12

Márcio Marques como Cromo 13

Guga Almeida como Cromo assistindo o julgamento

Ana Elisa como Cromo criança

Pedro Lopes como Cromo exaltado 

Diogo Carneiro como Cromo gordo

Márcio Marques como Cromo preto assistindo a execução

Adriano Pelegrini como Espectador do pronunciamento 3

Nikita Sigrist como Espectador do pronunciamento 4

Diogo Carneiro como Fazendeiro

Alexandre Varella como Guarda

Guga Almeida como Guarda

Paulo Giardini como Guarda

Adriano Pelegrini como Guarda 

Adriano Pelegrini como Guarda 1

Paulo Giardini como Guarda 2

José Maria como Mensageiro

Diogo Carneiro como Servo do Grande Ancião 1

Nilson Pereira como Servo do Grande Ancião 2

Shirley Klein como Velha bruxa



Sobre a Ubook

Lançada no início de outubro de 2014, a Ubook é o maior aplicativo de audiotainment da América Latina. Por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. Além dos audiobooks e podcasts, a Ubook inovou o segmento trazendo também séries e documentários originais, notícias e e-books. A plataforma conta ainda com a Ubook Music e a Ubook FM, que oferecem música de diversos gêneros para assinantes e não assinantes. Para saber mais, acesse: www.ubook.com. Nas redes sociais: @ubookapp.


Comentários


©2019 por pippoca.

bottom of page