Premonição 6: Laços de Sangue é prejudicado por seu marketing
- Maurício Neves
- 14 de mai.
- 5 min de leitura
Atualizado: 15 de mai.
Premonição 6: Laços de Sangue é o novo filme da franquia, dirigido por Zach Lipovsky e Adam Stein, e escrito por Guy Busick e Lori Evans Taylor, baseado em uma história desenvolvida por eles e Jon Watts.
Estrelado por Kaitlyn Santa Juana, Teo Briones, Richard Harmon, Owen Patrick Joyner, Rya Kihlstedt, Anna Lore, Brec Bassinger e Tony Todd, o longa chega aos cinemas no dia 14 de maio.
A convite da Warner Bros. Pictures, assistimos à produção antecipadamente. Confira a seguir tudo o que achamos.

Enredo
A jovem universitária Stefani (Kaitlyn Santa Juana) começa a ter pesadelos mortais com sua avó Iris (Gabrielle Rose/Brec Bassinger) na década de 1960, quando ainda jovem. Querendo entender o que significam esses sonhos, Stefani volta para sua cidade natal para encontrar Iris, na esperança de que ela quebre esse ciclo. Assim, descobre que Iris salvou a vida de dezenas de pessoas em um desabamento de uma torre após ter tido a mesma visão da tragédia. Agora, Stefani precisa correr contra o tempo para salvar sua família da Morte.

Roteiro
O filme começa em 1968, com Iris e Paul indo para a inauguração da torre do restaurante Skyview. Pronta cinco meses antes do previsto, Iris já começa a ter uma sensação estranha ao chegar ao local. Após alguns minutos no ambiente, um fragmento de lustre quebra o chão de vidro sob os convidados, ao mesmo tempo em que um aquecedor a gás vaza, causando uma explosão que colapsa a torre e mata a todos.
No presente, Stefani tem vivenciado sonhos recorrentes envolvendo a premonição de Iris, o que atrapalha até mesmo seu rendimento na faculdade. Com isso, ela decide retornar à sua cidade natal em busca de respostas.
Chegando lá, descobre com sua família que, para se proteger da Morte, Iris tornou-se reclusa e passou a morar em uma cabana fortificada na floresta. Aqui, já presenciamos uma das primeiras referências sutis ao segundo filme (Olá, Clear Rivers!).
Ao visitar sua avó, Stefani descobre que Iris interrompeu o plano da Morte ao alertar os convidados da torre antes que o chão de vidro se rompesse. Assim, a torre não desabou, mas a Morte começou a matar os sobreviventes — e seus descendentes — geração após geração, por serem vidas que não deveriam ter existido.
Se nos filmes anteriores os personagens faleciam na mesma ordem da premonição, aqui a lista da Morte passa por modificações (e eu não posso falar mais, por ser spoiler!).
Entre as diversas referências aos filmes anteriores, temos o breve retorno do caminhão com troncos de madeira que marcou o grande acidente de Premonição 2. Agora, se você é fã da franquia e acompanhou as notícias sobre a produção do sexto filme, sabe que uma “certa” atriz apareceu durante as gravações. Entretanto, sua personagem recebe somente uma menção durante o filme, o que pode decepcionar quem esperava seu grande retorno.
Aqui, finalmente entendemos um pouco mais sobre o passado de William Bludworth, personagem recorrente da franquia cercado de mistério — descobrimos como ele entende tanto sobre os planos da Morte.
Embora haja, sim, referências sutis, nunca é explicitamente falado sobre os acidentes anteriores ou sobre os antigos visionários. Porém, Premonição 6 é um filme que, embora claramente parte do universo da franquia, tenta se manter único.
O ritmo do filme é bom, os personagens são bem desenvolvidos, e o fato de todos serem da mesma família contribui para isso, trazendo um peso maior às mortes. Em minha opinião, somente o clímax e o prólogo ficaram corridos demais, mas isso não estraga a grande experiência que Laços de Sangue proporciona.

Elenco
Teo Briones também se destaca como o segundo protagonista e irmão da personagem principal. Juntos, apresentam uma boa química e uma dupla de protagonistas consistente, como a franquia costuma trazer.
Rya Kihlstedt interpreta a mãe distante dos protagonistas, ajudando a aumentar a tensão e o desconforto entre os personagens. Richard Harmon e Owen Patrick Joyner estão divertidos e, em meio à tensão e às tragédias, a dupla consegue trazer alguns momentos de alívio cômico.
Brec Bassinger e Gabrielle Rose, mesmo com pouco tempo de tela, nos apresentam uma visionária forte — tanto no passado quanto no presente — que faz de tudo para proteger sua família, deixando uma grande vontade de ver ainda mais da personagem.
Após participar do primeiro, segundo, terceiro (nesse, dando voz à estátua animatrônica do diabo em uma atração de parque temático) e quinto filmes, Tony Todd nos entrega sua última interpretação. Podemos ver o carinho e o cuidado que tiveram com o ator em seu último trabalho. O artista ficou marcado principalmente no terror por grandes papéis em filmes como O Mistério de Candyman, A Noite dos Mortos-Vivos, O Corvo, entre tantos outros. Aqui, mesmo em uma participação breve, ele emocionará os fãs da franquia.

Considerações
Inicialmente, em 2019, o filme foi anunciado como uma reimaginação da franquia — ideia alterada em 2020, quando revelaram que ele se passaria no mesmo universo dos outros cinco filmes.
Para este, os diretores foram cuidadosamente selecionados entre mais de 200 candidatos. Zach Lipovsky e Adam Stein fizeram uma apresentação encenando um acidente semelhante aos da franquia, o que se tornou o fator decisivo para sua escolha.
Se em Premonição 4 e 5 a história já parecia batida, aqui é possível perceber o cuidado em trazer novos elementos à franquia e não somente repetir a mesma fórmula pela sexta vez.
Pessoalmente, ainda prefiro a trilogia original. Por isso, culpo o marketing do filme: durante sua promoção, muitas informações foram reveladas, o que pode comprometer a experiência.
Como fã da franquia, acompanhei todas as notícias de produção, assim como os rumores divulgados. Talvez tenha ido com expectativas altas demais — o que resultou em certa frustração.
Mas isso não quer dizer que o filme seja ruim. A cena de abertura é uma das melhores da franquia, o elenco está excelente, as mortes estão ainda mais violentas e há uma linda homenagem a Tony Todd, figura marcante da série, que faleceu meses após a finalização das gravações.
Premonição 6, o primeiro da franquia com um subtítulo e com dois diretores, mostra que, com um bom roteiro, é possível, sim, fazer uma boa sequência. E aqui, percebe-se que a franquia não foi revivida 14 anos depois somente por lucro.
Evite spoilers, evite os materiais de divulgação, vá ao cinema e surpreenda-se!
Comentarios